quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

RESOLUÇÕES APROVADAS REUNIÃO DO MOVIMENTO GUAPIMIRIM NOS TRILHOS - 2017


No dia 28 de janeiro de 2007, às 10:30 horas, realizou se a Reunião Geral do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2017, na Estrada Caffé Filho 199 - Citrolândia, Divisa de Guapimirim e Magé, RJ (fotos em anexo). Foi pautada  em 1. Informes gerais dos Encaminhamentos aprovados anteriormente, Politicas Públicas; 2. Regularização e estruturação da Associação de Cultura e Preservação Ferroviária Guapimirim nos Trilhos - 2007. Na abertura da referida reunião abordou se da caminhada do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007, que completa nesse ano  10 anos de organização, luta e mobilização pela melhoria dos trens metropolitanos em nossa região, bem como, a sustentabilidade ambiental e social. Resoluções aprovadas para encaminhamentos, urgente:
1. Reforçar junto com o COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades (1985), a marcação de uma Agenda com o Presidente da Comissão Especial Sôbre Trens Metropolitanos  e Regionais do Rio de Janeiro, Deputado Estadual José Camilo Zito, pautando: Lei 929, de 23/12/2015 - Plano Plurianual do Governo do ERJ de 2016 a 2019, onde versa Rubrica Investimentos no Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro; Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO de 2016/2017; Liberação da Verba do Banco Mundial ao Governo do Estado do Rio de Janeiro via Ministério das Cidades, em 2016, para Investimentos no Sistema Ferroviário Metropolitano do Rio de Janeiro, para os Ramais de Saracuruna - Vila Inhomirim (Raíz da Serra) - Surui - Magé e Guapimirim.
2. Continuar a parceria junto a Casa Fluminense, participando sempre dos seus chamados pelo Projeto RIO Inteiro, Plano Diretor Metropolitano do Rio de Janeiro, Mobilidade Urbana, bem como, encaminhamento das reivindicações locais. Estamos participando da Oficina de Planejamento Casa 2017-2020, no dia 25/01/17 e no dia 08/02/17, de 1330 h às 1930 hs, no Museu da Justiça, Centro , Rio, RJ.
3. As Lideranças da Coordenação do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007, participarão das atividades convocadas e organizadas pelo COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades - 1985, a seguir:
3.1.  Dia 31 de janeiro de 2017 - terça feira, às 1830 horas, Mobilidade Urbana na Periferia de Duque de Caxias, na Igreja Católica santa Clara de Assis, Imbariê, Duque de Caxias, RJ.
3.2.  Dia 18 de fevereiro de 2017 - sábado, às 1030 horas, Reunião Geral do COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades (1985), será organizado pela COMAMEA - Magé, na Sede da Associação dos Moradores de Guia de Pacobaìba, Maúa, Magé, RJ.
3.3. Dia 04 de março de 2017 - sábado, às 1000 horas, Reunião Geral do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007, em Citrolândia, Estrada Caffé Filho 199 - Citrolândia, Divisa de Guapimirim com Magé, RJ.
3.4.  Dia 11 de março de 2017 - sábado, tempo integral, será organizado pelo Depto. de Cultura do Movimento Guapimirim nos Trilhos : O Dia Internacional da Mulher, na Praça Paulo Terra, Centro, Guapimirim, RJ.
E uma Palestra do Projeto Trem Barrinha, às 11 horas, em Mendes, como tarefa de Organização e Mobilização pela Volta do Trem Barrinha, junto a nossa população
3.5. Dia 18 de março de 2017 - sábado, às 1030 hs, Reunião Geral da COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades (1985), será organizado pelo Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007, ver local e estrutura.
3.6. Dia 14 de abril de 2017 - feriado nacional, às 10:30 hs, Reunião Geral da COMTREM - Movimnto Projeto Central e Entidades (1985), será organizado pelos companheiros de Visconde de Itaborai: Alceir Fernandes, Ramon Ita, Nélio Valadão, ver local e estrutura.
3.7. Dia 21 de abril de 2017 - sábado (feriado nacional), tempo integral, será Organizado pelo Depto. de Cultura do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007 , na Praça Paulo Terra, Centro, Guapimirim, RJ.
3.8. Dia 28 de abril de 2017 - sexta (feriado nacional), Organização do Evento da Primeira Ferrovia no Brasil, todos os Movimentos e Entidades estará envolvidos na estruturação de Evento.
3.9. Dia 06 de maio de 2017 - sábado, às 10:30 hs, Reunião de Organização da Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada da Barreira e do Rio Soberbo, Guapimirim, será Organizado pelo Depto. de Cultura do Movimento Guapimirim nos Trilhos e o Projeto " O Apito da História", que propomos para o dia 04 e/ou 06 de junho de 2017, com Concentração na Praça Paulo Terra, Centro - Guapimirim, RJ. Com apoios dos Sindicatos, Casa Fluminense, Supervia, Prefeitura da Cidade de Guapimirim. Fazer uma articulação em Defesa da Casa Henrique Bernardelli, reforma em parcerias público privado.
3.10. Dia 24 de setembro de 2017 - domingo, tempo integral, Caminhada das Flores, na Estrada da Barreira, com visita aos Museus e ao Parnaso. Em Defesa da Casa Henrique Bernardelli.
 
4. Os companheiros Messias Ferreira, Mário Macaco e Betinho Fares, pegar uma Cópia do "Projeto da Via Binário - Praça da Emancipação e o Pátio Ferroviário", que não temos em mãos, bem como, entrar em contato novamente com a Central Logistica para a liberação dos processos de utilização da àrea de dominio da ferrovia  em Guapimirim, enviados pela Prefeitura da Cidade de Guapimirim em 2015.
5. Aprovada a participação do Deputado Federal Zé Augusto Nalin, na Comissão Especial Sôbre Trens Metropolitanos e Regionais do Rio de Janeiro da ALERJ, como um dos representantes na esfera  Federal para abrir as Negociações junto a Superintencia Geral da ANTT, Ministério das Cidades e dos Transportes sôbre os novos contratos das Empresas de Carga MRS ( Trecho de Japeri a Barra Mansa) e a FCA ( Trecho de Magé a Campos dos Goitacazes), para que garantamos  circulação de trens de passageiros nesses Ramais.
 
6. Reforçar junto ao COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades - 1985, que oficialize urgente a Presidência Sr. José Carlos Prober e Diretoria da Supervia /Odebrecht pela marcação da Mesa Redonda com os Prefeitos de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias e Itaborai, conforme articulada em 11 de novembro de 2016, na Reunião entre essa Presidência e as Lideranças do COMTREM - Movimento Projeto Central e Entidades - 1985, no CCO/Central do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.
7. Preparação de documento de comprometimento do Deputado Federal Zé Augusto Nalin, assumindo a luta pela melhoria do Sistema Ferroviário Metropolitano e Regional do Rio de Janeiro, para que nos represente nos foruns politicos federais.





8. Estruturação da "Associação de Cultura e Preservação Ferroviária Guapimirim nos Trilhos", pela ausência do principal articulista Messias Ferreira na constituição da entidade, falamos somente sôbre o Estatuto, Ata, Entrega das Documentações pessoais. Foi dado um prazo de trinta (30) dias para entrega dos mesmos e providenciar o estatuto e a ata que esta com o companheiro Theo Fernandes, que est´aguardando urgente para poder terminar os documentos necessários.
9. Proxima reunião dar se a em 04 de março de 201 - sábado, às 10:30 horas, em Citrolândia, Estrada Caffé Filho 199 - na Divisa de Guapimirim com Magé, RJ. Para potencializar a nossa atuação pública no território, aprovamos manter as nossas reuniões itinerantes nas localidades ao longo da malha ferroviária em Guapimirim.
10. Oficializar a Presidência e Diretoria da Supervia/Odebrecht pela melhoria urgente da Estação Ferroviária de Citrolândia, com uma infraestrutura muito ruim nessa parada; bem como, a colocação de um sinal vemelho e verde na passagem de nível daquela localidade, um grande fluxo de carros, caminhões, bicicletas e motos, podendo haver acidentes graves. Já existem placas informativas.
O transporte de massa é trem, vlt, metrô, barcas, bicicleta e a preservação com a Integração Metropolitana do Rio de Janeiro.
Atenciosamente,
Luciano Fernandes, Luiz Mário Macaco, Betinho Fares, Altair Assunção, Evaristo Candido da Banha, Salvador Jacinto, Luiz cCarlos Peba
Participantes da Reunião do Movimento Guapimirim nos Trilhos - 2007, em 28/01/2017, em Citrolândia, Guapimirim, TJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário