terça-feira, 7 de março de 2017

FETRANSPOR E TRANSÔNIBUS INTEGRAM GEOVIAS METROPOLITANO

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Nova Iguaçu (Transônibus) são os novos parceiros do Governo do Estado no sistema Geovias Metropolitano. Criado pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental, o sistema consiste no compartilhamento de redes de informação entre concessionárias e distribuidoras de serviço para a melhoria da gestão e do planejamento de forma integrada. Agora são dez as empresas interligadas. Além da Fetranspor e da Transônibus, também integram o sistema: CEG e CEG Rio (gás), Ampla/Enel e Light (energia), Cedae (água e esgoto), e Claro, Oi/Telemar e Tim Brasil (telecomunicações).
De acordo com o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, o sistema possibilita um cadastro das atividades de infraestrutura de todo o território metropolitano. “Com o sistema Geovias Metropolitano passamos a dispor de informações de toda a rede aérea e subterrânea das principais concessionárias da região. É um trabalho pioneiro em gestão de regiões metropolitanas no país”, destacou.Fetranspor e Rio Ônibus passam a integrar sistema Geovias Metropolitano. Foto de Clarice Castro
Fetranspor e Rio Ônibus passam a integrar sistema Geovias Metropolitano. Foto de Clarice Castro
Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, enfatizou que a integração das informações com os demais parceiros do sistema Geovias vai facilitar o planejamento das empresas de transporte. Hoje, a Fetranspor oferece gratuitamente ao usuário o sistema Vá de ônibus (www.vadeonibus.com.br), com informações sobre itinerário, tarifas, linhas e pontos de ônibus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.  “Nossa intenção é atualizar nossa base cadastral e cooperar com as outras concessionárias, fornecendo a elas as informações necessárias”, explicou.
O sistema Geovias tem como base a cartografia metropolitana realizada no ano passado pela Câmara Metropolitana. Por meio de um levantamento aerofogramétrico das áreas urbanas de 19 municípios da região, foram produzidas 7 mil fotos que, em seguida, foram transformadas em ortofotos, revelando com precisão o relevo e a topografia dos municípios. Todo o material foi entregue às prefeituras da Região Metropolitana em outubro do ano passado. O sistema Geovias permite a atualização mensal de informações, que serão oferecidas pelas concessionárias que integram a rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário