quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

LEMBRANÇAS DO VLT


O metrô de superfície de Macaé, que já começou a ser testado para entrar em operação em junho
Foto: José Kanaguari / Folha da Manhã

RIO - A primeira composição do metrô de superfície em Macaé, no Norte Fluminense, já está em fase de testes. Conhecido também como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou bonde moderno, o metrô de superfície de Macaé é o primeiro desse tipo no estado. Segundo André Braga, secretário de Governo da prefeitura e coordenador do projeto Planejamento Macaé, o metrô sobre rodas começa a operar em junho. O VLT vai ligar os dois extremos da cidade, num total de 25 quilômetros.
O projeto, que começou a ser desenvolvido há três anos, demandou estudos técnicos em cidades do Nordeste onde funciona o metrô sobre rodas. A primeira composição chegou em 4 de março. Uma antiga estação da Rede Ferroviária Federal, desativada, foi transformada numa das estações de embarque e desembarque. O VLT utiliza a malha de trilhos da antiga RFFSA no perímetro urbano.
Os testes estão sendo acompanhados pela Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central) de Macaé. Toda a linha férrea do perímetro urbano da cidade foi recuperada. A expectativa é que o metrô de Macaé atenda 80 mil passageiros por dia.
A prefeitura investiu R$ 25 milhões na primeira fase do projeto. O governo federal vai liberar R$ 47,8 milhões, com recursos do FGTS.
— O metrô de Macaé vai oferecer qualidade, agilidade e conforto às milhares de pessoas que dependem do transporte coletivo — disse Braga
Ramal ferroviário foi adaptado para o VLT
O subsecretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, disse que o estado e a Petrobras já definiram um novo traçado para os trens de bitola larga que vão transportar combustíveis e materiais para o Porto do Açu e vão passar fora da área urbana de Macaé. Com isso, o ramal do VLT ficará livre para futuras ampliações.
— Em Macaé foi feita uma adaptação interessante no ramal ferroviário para a operação do VLT. É um sistema com carros movido a motores a diesel muito usado na Europa. Uma solução simples, barata e que poderia servir de modelo para outras cidades do Rio e do Brasil — sugeriu Pinho.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jorjão Siqueira, a passagem custará R$ 2, o mesmo preço das linhas de ônibus que circulam na cidade.
A prefeitura de Macaé já propôs a municípios vizinhos como Rio das Ostras uma parceria para que o VLT possa unir as duas cidades. A mesma proposta foi feita à vizinha Quissamã (antigo distrito de Macaé) e a Campos. Isso porque existe a linha férrea interligando esses municípios, o que viabilizaria o projeto. A prefeitura de Rio das Ostras estuda a proposta.

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